sexta-feira, 26 de junho de 2009
sábado, 6 de junho de 2009
RESENHA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS.
Maria Elisabette Brisola Brito prado
Atualmente, a educação a distância via telemática ganhou uma nova dimensão com novas possibilidades e desafios, o que nos leva a repensar as formas de aprender e ensinar. Diante do computador temos muitas possibilidades de desenvolvermos atividades pedagógicas.
A autora relata que muitas vezes, a informação e o conhecimento são visto e tratados como sinônimos, mas são conceitos distintos. Sendo assim reconhece que é extremamente importante para a prática do professor e a aprendizagem do aluno que ocorra inter-relação entre informação e conhecimento.
Alguns professores pensam que o seu papel em sala é transmitir conhecimento, mas conhecimento não se transmite. Sendo que o que realmente é transmitida para o aluno, é a informação que pode adquirir significado para o aluno e ser transformado em conhecimento. Há situações de aprendizagem que o aluno pode vivenciar um processo de ação reflexiva, de articulação com a prática, de depuração e de (re) construção do conhecimento.
Os ambientes virtuais de suporte para o processo de ensino e aprendizagem são compostos por conjuntos de ferramentas que possibilitam a organização o gerenciamento e as varias formas de interação no curso. Cada ferramenta tem sua particularidade, pois foram criadas para determinados fins. Existem aquelas ferramentas apropriada para disponibilização de materiais relativos a textos de conteúdos informativos, leituras etc.
Entre outras, existem aquelas ferramentas que realizam a interação entre os participantes do curso, tais como, chat, fórum de discussão, correio eletrônico, portfólio. Embora estas ferramentas sejam de extrema importância, cabe ao professor dar vida, ou seja, dinamizar o seu uso com os alunos. Geralmente, estas ferramentas, do ponto de vista técnico, são simples de serem manipuladas, mas as possibilidades e implicações pedagógicas dependem da (re) significação que o professor pode fazer no contexto do curso.
Maria Elisabette Brisola Brito prado
Atualmente, a educação a distância via telemática ganhou uma nova dimensão com novas possibilidades e desafios, o que nos leva a repensar as formas de aprender e ensinar. Diante do computador temos muitas possibilidades de desenvolvermos atividades pedagógicas.
A autora relata que muitas vezes, a informação e o conhecimento são visto e tratados como sinônimos, mas são conceitos distintos. Sendo assim reconhece que é extremamente importante para a prática do professor e a aprendizagem do aluno que ocorra inter-relação entre informação e conhecimento.
Alguns professores pensam que o seu papel em sala é transmitir conhecimento, mas conhecimento não se transmite. Sendo que o que realmente é transmitida para o aluno, é a informação que pode adquirir significado para o aluno e ser transformado em conhecimento. Há situações de aprendizagem que o aluno pode vivenciar um processo de ação reflexiva, de articulação com a prática, de depuração e de (re) construção do conhecimento.
Os ambientes virtuais de suporte para o processo de ensino e aprendizagem são compostos por conjuntos de ferramentas que possibilitam a organização o gerenciamento e as varias formas de interação no curso. Cada ferramenta tem sua particularidade, pois foram criadas para determinados fins. Existem aquelas ferramentas apropriada para disponibilização de materiais relativos a textos de conteúdos informativos, leituras etc.
Entre outras, existem aquelas ferramentas que realizam a interação entre os participantes do curso, tais como, chat, fórum de discussão, correio eletrônico, portfólio. Embora estas ferramentas sejam de extrema importância, cabe ao professor dar vida, ou seja, dinamizar o seu uso com os alunos. Geralmente, estas ferramentas, do ponto de vista técnico, são simples de serem manipuladas, mas as possibilidades e implicações pedagógicas dependem da (re) significação que o professor pode fazer no contexto do curso.
terça-feira, 19 de maio de 2009
O professor como mediador no EAD
Nesse processo de aprendizagem, assim como no ensino regular o orientador ou o tutor da aprendizagem atua como "mediador", isto é, aquele que estabelece uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional, através de diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicação, não podendo assim, se desvincular do sistema educacional e deixar de cumprir funções pedagógicas no que se refere à construção da ambiência de aprendizagem. Esta mediação tem a tarefa adicional de vencer a distância física entre educador e o educando. O qual, deverá ser auto-disciplinado e auto-motivado, para que possa superar os desafios e as dificuldades que surgirem durante o processo de ensino-aprendizagem. Hoje, se tem uma educação diferenciada como: presencial, semi-presencial e educação à distância. A presencial são os cursos regulares onde professores e alunos se encontram sempre numa instituição de ensino. A semi-presencial, acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, utilizando tecnologia da informação. As pessoas se deparam a cada dia com novos recursos trazidos por esta tecnologia, que evolui rapidamente atingindo os ramos das instituições de ensino. Falar de educação hoje, tem uma abrangência muito maior, e fica impossível não falar na educação sem nos remetermos à educação a distância, com todos os avanços tecnológicos proporcionando maior interatividade entre as pessoas. Utilizando os meios tecnológicos a EaD veio para derrubar tabus e começar uma nova era em termo de educação. Esse tipo de aprendizagem não é mais uma alternativa, para quem não disponibiliza da educação formal, mas se tornou uma modalidade de ensino de qualidade que possibilita a aprendizagem de um número maior de pessoas. Antes o EaD não tinha credibilidade era um assunto polêmico e trazia muitas divergências, mas hoje esse tipo de ensino vem conquistando o seu espaço. Porém, não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, seja ela presencial ou à distância, aprendizagem se tornou hoje sinônimo de esforço e dedicação de cada um.
Nesse processo de aprendizagem, assim como no ensino regular o orientador ou o tutor da aprendizagem atua como "mediador", isto é, aquele que estabelece uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional, através de diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicação, não podendo assim, se desvincular do sistema educacional e deixar de cumprir funções pedagógicas no que se refere à construção da ambiência de aprendizagem. Esta mediação tem a tarefa adicional de vencer a distância física entre educador e o educando. O qual, deverá ser auto-disciplinado e auto-motivado, para que possa superar os desafios e as dificuldades que surgirem durante o processo de ensino-aprendizagem. Hoje, se tem uma educação diferenciada como: presencial, semi-presencial e educação à distância. A presencial são os cursos regulares onde professores e alunos se encontram sempre numa instituição de ensino. A semi-presencial, acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, utilizando tecnologia da informação. As pessoas se deparam a cada dia com novos recursos trazidos por esta tecnologia, que evolui rapidamente atingindo os ramos das instituições de ensino. Falar de educação hoje, tem uma abrangência muito maior, e fica impossível não falar na educação sem nos remetermos à educação a distância, com todos os avanços tecnológicos proporcionando maior interatividade entre as pessoas. Utilizando os meios tecnológicos a EaD veio para derrubar tabus e começar uma nova era em termo de educação. Esse tipo de aprendizagem não é mais uma alternativa, para quem não disponibiliza da educação formal, mas se tornou uma modalidade de ensino de qualidade que possibilita a aprendizagem de um número maior de pessoas. Antes o EaD não tinha credibilidade era um assunto polêmico e trazia muitas divergências, mas hoje esse tipo de ensino vem conquistando o seu espaço. Porém, não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, seja ela presencial ou à distância, aprendizagem se tornou hoje sinônimo de esforço e dedicação de cada um.
terça-feira, 12 de maio de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)